quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Recessão Econômica

O que é uma recessão econômica?

O conceito de recessão é bastante complexo. Costuma-se dizer que uma recessão instala-se quando é registrada uma queda no Produto Interno Bruto (PIB) durante dois trimestres consecutivos. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Portanto, a diminuição no valor dele indica que a demanda decresceu na maioria dos mercados. Economistas, no entanto, contestam o uso do PIB como medidor de uma recessão. De acordo com Robson Gonçalves, professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), recessão significa uma capacidade ociosa generalizada. “É preciso comparar o crescimento do PIB com o crescimento da capacidade produtiva das empresas”.

O que pode provocar uma recessão?

Existem diversos fatores capazes de provocar uma recessão. De forma geral, é possível dizer que ela acontece quando a maioria dos setores da economia entra em declínio. “A perda de confiança dos agentes econômicos leva a uma adiamento de decisões, tanto de investimento, por parte das empresas, como da compra de bens duráveis, por parte das famílias”, afirma Gonçalves. Com isso, entra-se num ciclo em que as pessoas deixam de gastar e as companhias deixam de produzir.

Ela pode trazer algum benefício para a economia?

Alguns economistas defendem que as recessões fazem parte de um ciclo econômico natural dos mercados, caracterizado por altos e baixos. Em 1942, um dos economistas mais importantes do século passado, Joseph Schumpeter, escreveu em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia que as recessões são um "mal necessário" nas sociedades capitalistas. A idéia de que elas são necessárias ainda é discutida nos dias atuais. Na opinião de certos analistas, sempre depois de uma expansão, acontece a retração. Para eles, a principal função da recessão é limpar a “gordura” do sistema. Eles acreditam, que sem os excessos, as economias ficam “limpas” para o próximo crescimento. Outros economistas, porém, contestam essa teoria, argumentando que nem sempre um grande crescimento vem acompanhado de uma grande perda. Para o professor Robson Gonçalves, a recessão tem, de fato, um lado positivo. “Ela obriga as empresas a corrigirem a ineficiência que surgiu durante a fase de expansão”, argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário